Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2020

ATIVIDADES "O GRÚFALO" 3. A21, A22, A23, A24.

ATIVIDADES SOBRE A FÁBULA "O GRÚFALO" PARTE 3.
               TURMAS A21, A22, A23, A24.




        PARA ACESSAR AS ATIVIDADES CLIQUE AQUI!!

ATIVIDADE "O GRÚFALO" 2. A21, A22, A23, A24.


    ATIVIDADES SOBRE A FÁBULA "O GRÚFALO" - PARTE 2.
                            TURMAS A21, A22, A23, A24.




        PARA ACESSAR AS ATIVIDADES CLIQUE AQUI!

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Atividade de Língua Portuguesa para B31. Profª Kelly

Vamos desenferrujar nossas ferramentas de escrita? Para matar a saudade e colocar o papo em dia, enquanto treinamos redação, escreva um texto de acordo com as instruções abaixo:

Imagine que recebeu uma carta da professora e vai escrever uma carta respondendo a ela. A carta recebida está logo a seguir. Responda preenchendo cada um dos campos solicitados (faça um rascunho no caderno antes)."

Para fazer a atividade, clique AQUI


Para abrir a atividade, clique AQUI



Contatos da professora:

Atividade de Língua Portuguesa para C11 e C12. Profª Kelly


Vamos desenferrujar nossas ferramentas de escrita? Para matar a saudade e colocar o papo em dia, enquanto treinamos redação, escreva um texto de acordo com as instruções abaixo:

Imagine que recebeu um e-mail da professora e vai escrever outro respondendo a ele. O e-mail recebido está logo a seguir. Responda preenchendo cada um dos campos solicitados (faça um rascunho no caderno antes).

Se você tem e-mail pessoal e consegue acessá-lo, pode enviar direto dele a mensagem, ou apenas preencher a tarefa AQUI."

Clique AQUI para realizar a tarefa

Contatos da professora:
WhatsApp: 51 985462124

ATIVIDADE 9. A11, A12, A13, A14.

TURMAS:  A11, A12, A13, A14.


Olá queridos alunos, como vocês estão? As prof’s desejam de coração que todos estejam bem e que logo possamos estar juntos. Enquanto isso estamos preparando essas atividades bem legais com todo nosso amor pra vocês.


Clique no link abaixo e mecha seu corpinho ao som da música






1) Em frente ao espelho observa com atenção como tu és. Olha a cor do teu cabelo, da tua pele, dos teus olhos, como é o teu corpo?



2) Agora em uma folha grande faça o teu retrato.  "Eu sou assim". Não esqueça de desenhar todas as partes do corpo.

Atividades de Inglês - Professora Letícia - Turmas B31, B32, B33, C21, C22, C23


EMEF AFONSO GUERREIRO LIMA
PERÍODO DE QUARENTENA
ATIVIDADE 5 DE INGLÊS
PROFA. LETÍCIA PEROBELLI
TURMAS: B30s E C20s

- MY HOBBIES -
COPIE AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA.

Agora que estamos de quarentena, devemos ficar em casa e sair o mínimo possível. É boa hora de explorarmos os hobbies, coisas que gostamos de fazer por lazer, mas somente aqueles que fazemos dentro de casa. Já durante o ano regular, podemos fazer todos os tipos de hobbies, pois temos liberdade de sair.

1. Faça uma lista, respondendo a seguinte pergunta: “O que você gosta de fazer como “hobby”?
Exemplo: jogar bola – conversar no what’s – escrever em blogs – ler livros de terror
       Eu gosto de...
*      _____________________
*       _____________________
*      _____________________

2. Assista ao vídeo abaixo sobre hobbies e interesses que as pessoas têm. Coloque direto em 3 minutos e 22 segundos.  



Caso não visualize imediatamente, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=N1o4oOXLOZc

Sem assistir ao vídeo novamente, tente marcar a coluna da esquerda com a da direita, indicando o nome de cada hobby. Após assista ao vídeo para conferir suas respostas.





3. Agora assista ao vídeo desde o início. Após responda à pergunta abaixo, usando uma das respostas que foram ensinadas no vídeo. Veja o exemplo:
            What do you like doing? (O que você gosta de fazer?)
            I like dancing to pop music. (Eu gosto de dançar música pop.)
*      What do you like doing? I like ________________________________________




4. Preencha as frases com “like” ou “don’t like”, indicando se você gosta ou não da atividade. Dê respostas verdadeiras sobre seus hobbies.
a)      I ___________________________ dancing samba.
b)      I ___________________________ cooking spaguetti.
c)      I ___________________________ playing volleyball.
d)      I ___________________________ riding a bike.
e)      I ___________________________ reading horror story books.


*Todas as imagens foram tiradas de http://clipart-library.com/


terça-feira, 28 de abril de 2020

Atividades material dourado. A31, A32, A33, A34.

ASSISTA A MAIS UM VÍDEO E DEPOIS REPRESENTE COM DESENHO OS NÚMEROS SOLICITADOS:




Faça o desenho de representação do material dourado dos seguintes números:

a) Tua idade:
b) A idade da pessoa mais velha da tua casa:
c) A idade da pessoa mais nova da tua casa:
d) O dia do mês em que tu estás fazendo a atividade:
e) O número de dias que tu não estás indo ao colégio:

Atividade de Geografia para T41. Prof. Samuel

CARTOGRAFIA

Assista ao vídeo:



Se precisar voltar, parar ou ver de novo alguma parte para fazer os exercícios, avance e retroceda à vontade.

Exercícios:
a)   Escreva em seu caderno todos os tipos de mapas que você conseguir, citados no vídeo (Aparecem muitos tipos. Por ex.: físico, histórico, etc.).
b)   É possível fazer mapas de que lugares?
c)   No seu dia-a-dia, que tipo de mapa é o mais útil? De ruas da cidade ou de estradas entre as cidades? Explique.

Atividade de Ciências para T41. Prof. Ernandes


Orientações:
Anote o título, leia o texto e depois copie e faça as atividades no caderno. 

Fauna do Bioma Amazônia
Texto retirado de: Ciências – vida e universo, 7° ano, editora FTD, autor Leandro Godoy, página 152, São Paulo- 2018.
Atividades
Adaptações ao ambiente
Os animais, plantas e outros seres vivos apresentam características especiais
que os ajudam a sobreviver no meio em que habitam. Essas características que, pelo
processo
evolutivo, facilitam a sobrevivência de um organismo no meio ambiente
em que vive são chamadas de adaptações ao ambiente.

1. Que características (adaptações) a capivara apresenta para viver no ambiente aquático?

2. Que características os filhotes da cigana apresentam para escalar os galhos das árvores?

3. Que características o poraquê possui para capturar presas e se defender de predadores?

4. Complete o quadro (animais) da tabela com o nome dos animais da fauna do bioma
Amazônia que aparecem no texto de acordo com o grupo a que pertencem.
GRUPO
ANIMAIS

PEIXES


AVES


MAMÍFEROS


Boa semana e bons estudos!

Atividade de Ciências para T61. Prof. Ernandes


Orientações: Leia o texto, depois copie e faça as atividades no caderno.

Origens da Astronomia



Atividade de Ciências para T51. Prof. Ernandes

Orientações:

Leia o texto e assista aos vídeos nos links abaixo. Depois anote o título da atividade (movimentos da Terra: rotação e translação), copie e faça as atividades no caderno. 
Os vídeos são de curta duração (alguns minutos).

MOVIMENTOS DA TERRA DE DOS PLANETAS (ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO):









Movimento de translação da Terra:




A translação e as estações do ano:






A translação (solstícios e equinócios):




Atividades:
1. Diferencie o movimento de translação da Terra do movimento de rotação.
2. Que movimento da Terra é responsável pelo dia e a noite?
3. Que movimento da Terra é responsável pela duração do ano?
4. Que movimento da Terra somado a inclinação do eixo é responsável pelas estações do ano?
5. O que é um ano bissexto? 2020 é bissexto?
6. O que são solstícios?
7. O que são equinócios?
8. Quando no hemisfério sul (onde se localiza o Brasil) tem início o outono e no hemisfério norte (onde fica os Estados Unidos) inicia a primavera, está ocorrendo um solstício ou um equinócio?

Movimentos da Terra
A Terra faz movimentos constantes no espaço. Esses movimentos são chamados de rotação e translação. Acompanhe a seguir as explicações sobre cada um deles.



Rotação

Rotação é o movimento onde a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Esse movimento acontece no sentido anti-horário e dura exatamente 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos para ser concluído, sendo o responsável por termos o dia e a noite.
Quando um lado do planeta está para o lado do sol, é dia, e, consequentemente, do lado oposto é noite. Sem o movimento da Rotação não haveria vida na Terra, já que este movimento desempenha um papel fundamental no equilíbrio de temperatura e composição química da atmosfera.
O movimento de rotação da Terra ocorre de oeste para leste, ou seja, a porção Leste vê o nascer do sol primeiro que o Oeste. Como exemplo podemos citar o Brasil e o Japão, onde a diferença de fusos horários é exatamente 12 horas. Deste modo, quando no Japão são 6h da manhã, no Brasil são 6h da tarde.



Translação

O movimento de translação é aquele que o planeta Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. O tempo necessário para completar uma volta ao redor do Sol é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos e ocorre numa velocidade média de 107.000 km por hora.
O tempo que a planeta leva para dar uma volta completa ao redor do Sol é chamado "ano". O ano civil, aceito por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo concreto do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, dia este que é acrescido ao nosso calendário no mês de fevereiro e que recebe o nome de ano bissexto.
O movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre são os responsáveis pelas quatro estações do ano: verão, outono, inverno e primavera.




Texto retirado, com modificações,  de: https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Movimentos



BOA SEMANA E BONS ESTUDOS!

Atividade de Matemática para B31,B32,B33, C11 e C13. Prof. Roberto

Assista o vídeo. Depois, responda, no caderno, as perguntas que estão abaixo do vídeo.






1-De onde vem o dinheiro?
2-Qual a diferença entre pagar à prazo e à vista?
3-O que são juros?
4-Quem participa do orçamento familiar?

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Atividades de Inglês - Professora Letícia - Turmas B11, B12, B13, B14, B21, B22, B23, B24



EMEF AFONSO GUERREIRO LIMA
PERÍODO DE QUARENTENA
ATIVIDADE 5 DE INGLÊS
PROFA. LETÍCIA PEROBELLI
TURMAS: B10s e B20s
- ZOO ANIMALS –

Copie as questões no seu caderno.

Você já foi ao zoológico? Caso tenha ido, faça uma lista dos animais que você viu lá.
*      __________________________
*      __________________________
*      __________________________
*      __________________________
*      __________________________

Vamos aprender a dizer o nome dos animais do zoológico em inglês! Primeiramente, você deve aprender que o zoológico em inglês tem o apelido de “zoo”. Os falantes de inglês adoram encurtar as palavras, então, ao invés de dizer “zoologic garden”, eles dizem “zoo”, que tem o som parecido com “zuu”. 

1. Agora assista ao vídeo abaixo que mostra o nome dos animais do zoo. Cante a canção junto com o vídeo.



 Caso não visualize imediatamente, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=bTKPIYdkQdw&list=PLC2A6F9119C9467AD&index=4

2. Assista o vídeo de novo. Faça um desenho de cada animal.

a)      alligator

b)      rabbit
c)      penguin
d)      lion
e)      elephant
f)       monkey
g)      kangaroo
h)      tiger


3. Quais desses animais têm o nome parecido em português?   E quais não têm?  Escreva o nome de cada animal em inglês na coluna correta. Depois escreva seu nome em português.

Animais com nome parecido
em inglês e português
Animais com nome diferente
em inglês e português
Inglês
Português
Inglês
Português














-------------------------------------------------


-------------------------------------------------

4. Agora ligue pra um colega de aula e faça a seguinte entrevista. Anota o nome da pessoa e as respostas.

a) What’s your name? ____________________________
b) Do you go to the zoo? (Você vai ao zoológico?) _____________________________
c) What’s your favorite animal? (Qual seu bicho favorito?) ________________________