ATIVIDADES SOBRE A FÁBULA "O GRÚFALO" PARTE 3.
TURMAS A21, A22, A23, A24.
PARA ACESSAR AS ATIVIDADES CLIQUE AQUI!!
Blog para atividades a distância dos alunos da EMEF Afonso Guerreiro Lima - Porto Alegre/RS
Páginas
▼
quinta-feira, 30 de abril de 2020
ATIVIDADE "O GRÚFALO" 2. A21, A22, A23, A24.
ATIVIDADES SOBRE A FÁBULA "O GRÚFALO" - PARTE 2.
TURMAS A21, A22, A23, A24.
PARA ACESSAR AS ATIVIDADES CLIQUE AQUI!
quarta-feira, 29 de abril de 2020
Atividade de Língua Portuguesa para B31. Profª Kelly
Vamos desenferrujar nossas ferramentas de escrita? Para matar a saudade e colocar o papo em dia, enquanto treinamos redação, escreva um texto de acordo com as instruções abaixo:
Imagine que recebeu uma carta da professora e vai escrever uma carta respondendo a ela. A carta recebida está logo a seguir. Responda preenchendo cada um dos campos solicitados (faça um rascunho no caderno antes)."
Para fazer a atividade, clique AQUI
Para abrir a atividade, clique AQUI |
Contatos da professora:
E-mail: kellyletrasufrgs@gmail.com
WhatsApp: 51 985462124
ATIVIDADES "O GRÚFALO" 1. A21, A22, A23, A24.
ATIVIDADES SOBRE A FÁBULA "O GRÚFALO", CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR.
https://www.youtube.com/watch?v=MAk3z-SFXsA&t=217s
PARA ACESSAR AS ATIVIDADES CLIQUE AQUI!
https://www.youtube.com/watch?v=MAk3z-SFXsA&t=217s
PARA ACESSAR AS ATIVIDADES CLIQUE AQUI!
Atividade de Língua Portuguesa para C11 e C12. Profª Kelly
Vamos desenferrujar nossas ferramentas de escrita? Para matar a saudade e colocar o papo em dia, enquanto treinamos redação, escreva um texto de acordo com as instruções abaixo:
Imagine que recebeu um e-mail da professora e vai escrever outro respondendo a ele. O e-mail recebido está logo a seguir. Responda preenchendo cada um dos campos solicitados (faça um rascunho no caderno antes).
Se você tem e-mail pessoal e consegue acessá-lo, pode enviar direto dele a mensagem, ou apenas preencher a tarefa AQUI."
Clique AQUI para realizar a tarefa |
Contatos da professora:
E-mail: kellyletrasufrgs@gmail.com
WhatsApp: 51 985462124
ATIVIDADE 9. A11, A12, A13, A14.
TURMAS: A11, A12, A13, A14.
Olá queridos alunos, como vocês estão? As prof’s desejam de coração que todos estejam bem e que logo possamos estar juntos. Enquanto isso estamos preparando essas atividades bem legais com todo nosso amor pra vocês.
Clique no link abaixo e mecha seu corpinho ao som da música
1) Em frente ao espelho observa com atenção como tu és. Olha a cor do teu cabelo, da tua pele, dos teus olhos, como é o teu corpo?
2) Agora em uma folha grande faça o teu retrato. "Eu sou assim". Não esqueça de desenhar todas as partes do corpo.
Atividades de Inglês - Professora Letícia - Turmas B31, B32, B33, C21, C22, C23
EMEF AFONSO GUERREIRO
LIMA
PERÍODO DE QUARENTENA
ATIVIDADE 5 DE INGLÊS
PROFA. LETÍCIA PEROBELLI
TURMAS: B30s E C20s
-
MY HOBBIES -
COPIE
AS QUESTÕES NO CADERNO E RESPONDA.
Agora
que estamos de quarentena, devemos ficar em casa e sair o mínimo possível. É
boa hora de explorarmos os hobbies, coisas que gostamos de fazer por lazer, mas
somente aqueles que fazemos dentro de casa. Já durante o ano regular, podemos
fazer todos os tipos de hobbies, pois temos liberdade de sair.
1.
Faça uma lista, respondendo a seguinte pergunta: “O que você gosta de fazer
como “hobby”?
Exemplo:
jogar bola – conversar no what’s – escrever em blogs – ler livros de terror
Eu gosto de...
_____________________
_____________________
_____________________
2.
Assista ao vídeo abaixo sobre hobbies e interesses que as pessoas têm. Coloque
direto em 3 minutos e 22 segundos.
Sem
assistir ao vídeo novamente, tente marcar a coluna da esquerda com a da direita,
indicando o nome de cada hobby. Após assista ao vídeo para conferir suas
respostas.
3.
Agora assista ao vídeo desde o início. Após responda à pergunta abaixo, usando
uma das respostas que foram ensinadas no vídeo. Veja o exemplo:
What do you
like doing? (O que você gosta de fazer?)
I like
dancing to pop music. (Eu gosto de dançar
música pop.)
What do you like doing? I like
________________________________________
4.
Preencha as frases com “like” ou “don’t like”, indicando se você gosta ou não da
atividade. Dê respostas verdadeiras sobre seus hobbies.
a) I
___________________________ dancing samba.
b) I
___________________________ cooking spaguetti.
c) I
___________________________ playing volleyball.
d) I
___________________________ riding a bike.
e) I
___________________________ reading horror story books.
terça-feira, 28 de abril de 2020
Atividades material dourado. A31, A32, A33, A34.
ASSISTA A MAIS UM VÍDEO E DEPOIS REPRESENTE COM DESENHO OS NÚMEROS SOLICITADOS:
Faça o desenho de representação do material dourado dos seguintes números:
a) Tua idade:
b) A idade da pessoa mais velha da tua casa:
c) A idade da pessoa mais nova da tua casa:
d) O dia do mês em que tu estás fazendo a atividade:
e) O número de dias que tu não estás indo ao colégio:
Atividade de Geografia para T41. Prof. Samuel
CARTOGRAFIA
Assista ao vídeo:
Se precisar voltar, parar ou ver de novo alguma parte para fazer os exercícios, avance e retroceda à vontade.
Exercícios:
a) Escreva em seu caderno todos os tipos de mapas que você conseguir, citados no vídeo (Aparecem muitos tipos. Por ex.: físico, histórico, etc.).
b) É possível fazer mapas de que lugares?
c) No seu dia-a-dia, que tipo de mapa é o mais útil? De ruas da cidade ou de estradas entre as cidades? Explique.
Atividade de Ciências para T41. Prof. Ernandes
Orientações:
Anote o título, leia o texto e depois copie e faça as atividades no caderno.
Fauna do Bioma Amazônia
Texto retirado de: Ciências – vida e universo, 7° ano, editora FTD, autor Leandro Godoy, página 152, São Paulo- 2018.
Atividades
Adaptações ao ambiente
Os animais, plantas e outros seres vivos apresentam características especiais
que os ajudam a sobreviver no meio em que habitam. Essas características que, pelo
processo
evolutivo, facilitam a sobrevivência de um organismo no meio ambiente
em que vive são chamadas de adaptações ao ambiente.
1. Que características (adaptações) a capivara apresenta para viver no ambiente aquático?
2. Que características os filhotes da cigana apresentam para escalar os galhos das árvores?
3. Que características o poraquê possui para capturar presas e se defender de predadores?
4. Complete o quadro (animais) da tabela com o nome dos animais da fauna do bioma
Amazônia que aparecem no texto de acordo com o grupo a que pertencem.
GRUPO
|
ANIMAIS
|
PEIXES
| |
AVES
| |
MAMÍFEROS
|
Boa semana e bons estudos!
Atividade de Ciências para T61. Prof. Ernandes
Orientações: Leia o texto, depois copie e faça as atividades no caderno.
Origens da Astronomia
Atividade de Ciências para T51. Prof. Ernandes
Orientações:
Leia o texto e assista aos vídeos nos links abaixo. Depois anote o título da atividade (movimentos da Terra: rotação e translação), copie e faça as atividades no caderno.
Os vídeos são de curta duração (alguns minutos).
MOVIMENTOS DA TERRA DE DOS PLANETAS (ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO):
Movimento de translação da Terra:
A translação e as estações do ano:
A translação (solstícios e equinócios):
Atividades:
1. Diferencie o movimento de translação da Terra do movimento de rotação.
2. Que movimento da Terra é responsável pelo dia e a noite?
3. Que movimento da Terra é responsável pela duração do ano?
4. Que movimento da Terra somado a inclinação do eixo é responsável pelas estações do ano?
5. O que é um ano bissexto? 2020 é bissexto?
6. O que são solstícios?
7. O que são equinócios?
8. Quando no hemisfério sul (onde se localiza o Brasil) tem início o outono e no hemisfério norte (onde fica os Estados Unidos) inicia a primavera, está ocorrendo um solstício ou um equinócio?
Movimentos da Terra
A Terra faz movimentos constantes no espaço. Esses movimentos são chamados de rotação e translação. Acompanhe a seguir as explicações sobre cada um deles.
Rotação
Rotação é o movimento onde a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Esse movimento acontece no sentido anti-horário e dura exatamente 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos para ser concluído, sendo o responsável por termos o dia e a noite.
Quando um lado do planeta está para o lado do sol, é dia, e, consequentemente, do lado oposto é noite. Sem o movimento da Rotação não haveria vida na Terra, já que este movimento desempenha um papel fundamental no equilíbrio de temperatura e composição química da atmosfera.
O movimento de rotação da Terra ocorre de oeste para leste, ou seja, a porção Leste vê o nascer do sol primeiro que o Oeste. Como exemplo podemos citar o Brasil e o Japão, onde a diferença de fusos horários é exatamente 12 horas. Deste modo, quando no Japão são 6h da manhã, no Brasil são 6h da tarde.
Translação
O movimento de translação é aquele que o planeta Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. O tempo necessário para completar uma volta ao redor do Sol é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos e ocorre numa velocidade média de 107.000 km por hora.
O tempo que a planeta leva para dar uma volta completa ao redor do Sol é chamado "ano". O ano civil, aceito por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo concreto do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, dia este que é acrescido ao nosso calendário no mês de fevereiro e que recebe o nome de ano bissexto.
O movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre são os responsáveis pelas quatro estações do ano: verão, outono, inverno e primavera.
Texto retirado, com modificações, de: https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Movimentos
Leia o texto e assista aos vídeos nos links abaixo. Depois anote o título da atividade (movimentos da Terra: rotação e translação), copie e faça as atividades no caderno.
Os vídeos são de curta duração (alguns minutos).
MOVIMENTOS DA TERRA DE DOS PLANETAS (ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO):
Movimento de translação da Terra:
A translação e as estações do ano:
A translação (solstícios e equinócios):
Atividades:
1. Diferencie o movimento de translação da Terra do movimento de rotação.
2. Que movimento da Terra é responsável pelo dia e a noite?
3. Que movimento da Terra é responsável pela duração do ano?
4. Que movimento da Terra somado a inclinação do eixo é responsável pelas estações do ano?
5. O que é um ano bissexto? 2020 é bissexto?
6. O que são solstícios?
7. O que são equinócios?
8. Quando no hemisfério sul (onde se localiza o Brasil) tem início o outono e no hemisfério norte (onde fica os Estados Unidos) inicia a primavera, está ocorrendo um solstício ou um equinócio?
Movimentos da Terra
A Terra faz movimentos constantes no espaço. Esses movimentos são chamados de rotação e translação. Acompanhe a seguir as explicações sobre cada um deles.
Rotação
Rotação é o movimento onde a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Esse movimento acontece no sentido anti-horário e dura exatamente 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos para ser concluído, sendo o responsável por termos o dia e a noite.
Quando um lado do planeta está para o lado do sol, é dia, e, consequentemente, do lado oposto é noite. Sem o movimento da Rotação não haveria vida na Terra, já que este movimento desempenha um papel fundamental no equilíbrio de temperatura e composição química da atmosfera.
O movimento de rotação da Terra ocorre de oeste para leste, ou seja, a porção Leste vê o nascer do sol primeiro que o Oeste. Como exemplo podemos citar o Brasil e o Japão, onde a diferença de fusos horários é exatamente 12 horas. Deste modo, quando no Japão são 6h da manhã, no Brasil são 6h da tarde.
Translação
O movimento de translação é aquele que o planeta Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. O tempo necessário para completar uma volta ao redor do Sol é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos e ocorre numa velocidade média de 107.000 km por hora.
O tempo que a planeta leva para dar uma volta completa ao redor do Sol é chamado "ano". O ano civil, aceito por convenção, tem 365 dias. Como o ano sideral, ou o tempo concreto do movimento de translação, é de 365 dias e 6 horas, a cada quatro anos temos um ano de 366 dias, dia este que é acrescido ao nosso calendário no mês de fevereiro e que recebe o nome de ano bissexto.
O movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre são os responsáveis pelas quatro estações do ano: verão, outono, inverno e primavera.
Texto retirado, com modificações, de: https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Movimentos
BOA SEMANA E BONS ESTUDOS!
Atividade de Matemática para B31,B32,B33, C11 e C13. Prof. Roberto
Assista o vídeo. Depois, responda, no caderno, as perguntas que estão abaixo do vídeo.
1-De onde vem o dinheiro?
2-Qual a diferença entre pagar à prazo e à vista?
3-O que são juros?
4-Quem participa do orçamento familiar?
1-De onde vem o dinheiro?
2-Qual a diferença entre pagar à prazo e à vista?
3-O que são juros?
4-Quem participa do orçamento familiar?
segunda-feira, 27 de abril de 2020
Atividades de Inglês - Professora Letícia - Turmas B11, B12, B13, B14, B21, B22, B23, B24
EMEF AFONSO GUERREIRO
LIMA
PERÍODO DE QUARENTENA
ATIVIDADE 5 DE INGLÊS
PROFA. LETÍCIA PEROBELLI
TURMAS: B10s e B20s
-
ZOO ANIMALS –
Copie
as questões no seu caderno.
Você já foi ao zoológico?
Caso tenha ido, faça uma lista dos animais que você viu lá.
__________________________
__________________________
__________________________
__________________________
__________________________
Vamos aprender a dizer o
nome dos animais do zoológico em inglês! Primeiramente, você deve aprender que
o zoológico em inglês tem o apelido de “zoo”. Os falantes de inglês adoram
encurtar as palavras, então, ao invés de dizer “zoologic garden”, eles dizem
“zoo”, que tem o som parecido com “zuu”.
1. Agora assista ao vídeo
abaixo que mostra o nome dos animais do zoo. Cante a canção junto com o vídeo.
Caso não visualize imediatamente, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=bTKPIYdkQdw&list=PLC2A6F9119C9467AD&index=4
2. Assista o vídeo de
novo. Faça um desenho de cada animal.
a)
alligator
b)
rabbit
c)
penguin
d)
lion
e)
elephant
f)
monkey
g)
kangaroo
h)
tiger
3. Quais desses animais
têm o nome parecido em português? E
quais não têm? Escreva o nome de cada
animal em inglês na coluna correta. Depois escreva seu nome em português.
Animais
com nome parecido
em
inglês e português
|
Animais
com nome diferente
em
inglês e português
|
||
Inglês
|
Português
|
Inglês
|
Português
|
-------------------------------------------------
|
|||
-------------------------------------------------
|
4. Agora ligue pra um colega
de aula e faça a seguinte entrevista. Anota o nome da pessoa e as respostas.
a) What’s your name?
____________________________
b) Do you go to the zoo?
(Você vai ao zoológico?) _____________________________
c) What’s your favorite
animal? (Qual seu bicho favorito?) ________________________