Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2020

Atividade de Língua Portuguesa para C31, C32 e T6

Pessoal, para realizar essa atividade é necessário que vocês relembrem o uso das vírgulas com vocativos e o uso do sinal de aspas. Caso não lembrem, assistam os vídeos abaixo.



Leia este texto e, seguida, responda, no caderno, às questões propostas sobre ele: 

O que é Riqueza e Pobreza


Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.
Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.
Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho: 
"- Como foi a viagem?"
"- Muito boa, Papai!"
"- Você viu como as pessoas podem ser pobres?"
"- Sim." Respondeu o menino. 
"- E o que você aprendeu?", o pai perguntou.
O filho respondeu:
"- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; 
eles têm um riacho que não tem fim. 
Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, 
eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.
Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”
O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou: 
"- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...". 
Disponível em: <http://www.reflexaodevida.com.br/>

1. Perceba que o texto se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição de riqueza e pobreza. Explique a referida oposição:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. “Nós temos” e “Eles têm” se repetem ao longo do texto na construção da oposição mencionada na questão anterior. Identifique a que se referem os termos destacados abaixo:
Nós temos: ____________________________________________________________________
Eles têm: ______________________________________________________________________

3. Releia esta passagem:

“O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:      
"- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...". 

Note que foi empregada a palavra “estupefato” para expressar a reação do pai diante da descoberta do filho.  Identifique outras expressões que poderiam ser colocados no lugar da palavra citada, sem interferência no sentido do texto:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Explique o porquê da utilização do sinal de aspas em quase toda a extensão textual:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Justifique o emprego da vírgula nestes trechos, em que o filho exprime a sua opinião sobre a viagem que fez:

"- Muito boa, Papai!"
"- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...". 

______________________________________________________________________________
6.  Escreva pelo menos dois parágrafos expressando a tua opinião sobre o sentido de riqueza e pobreza com base no texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e esclareça suas dúvidas, sempre com educação e informando quem você é (nome e turma).