Esclarecimento sobre as atividades a distância


Prezadas alunas e prezados alunos do Guerreiro. Criamos esta página para que, mesmo afastados da escola para reduzir as possibilidades de contágio pelo Coronavírus (COVID-19), vocês possam realizar atividades que os mantenham ligados às atividades escolares, evitando prejuízos ainda maiores.


Ao longo dos dias em que as aulas estarão suspensas, serão postadas tarefas para que vocês possam realizar, no caderno ou em folhas, e trazerem quando as aulas voltarem. As atividades são dirigidas aos diferentes ano-ciclos, e podem ser identificadas na parte de baixo de cada postagem. Utilize o mecanismo de busca (na parte de cima do blog) para encontrar e acessar as atividades de sua turma ou vá direto à página da sua turma.
A partir de 6 de julho, as atividades para C10, C20 e C30, postadas no Córtex, estarão disponíveis, também, na página de cada ano ciclo e nos grupos de WhastApp.
ATENÇÃO: A semana de 24 a 28 de agosto está destinada à REVISÃO DAS ATIVIDADES JÁ POSTADAS. Aproveite para colocá-las em dia.
A partir de 21 de setembro (segunda-feira), as tarefas remotas estarão disponíveis pelo aplicativo Alunopoa. Lembramos que o acesso às atividades pelo aplicativo é GRATUITO. CLIQUE AQUI para baixar o aplicativo.




sexta-feira, 20 de março de 2020

Atividade de Ciências para turmas C11,C12 e C13. Profª Cristiene

QUESTÃO 1

Uma das preocupações existentes em relação à natureza é a questão das mudanças climáticas.
OBSERVE o mapa a seguir.
A) CIRCULE o nome do bioma que terá a maior elevação da temperatura nos próximos anos.
B) PINTE de verde o nome do bioma onde haverá elevação da temperatura e do nível de chuvas.
C) RISQUE o nome do bioma que apresentará uma redução do nível das chuvas na porcentagem entre 10% e
50 %.
QUESTÃO 2
Os biomas estão presentes em todo o território brasileiro. E por ser de grande extensão, cada região apresenta
uma vegetação característica. CORRELACIONE as regiões ou estados ao tipo de bioma predominante.
(A) Região Nordeste (     ) Campos/Pampas
 (B) Estado do Mato Grosso do Sul (     ) Mata Atlântica 
 (C) Estado do Rio Grande do Sul (     ) Cerrado
 (D) Região Norte (     ) Mata de Araucária
 (E) Região Centro - oeste (     ) Pantanal
 (F) Região Sudeste (     ) Floresta Amazônica
 (G) Região Sul (     ) Caatinga

QUESTÃO 3
De acordo com as informações fornecidas na questão anterior, PINTE o mapa dos biomas a seguir.
QUESTÃO 4
Para conhecer as matas do nosso país é preciso conhecer os tipos de vegetação predominante em cada uma de
suas partes.  De acordo com as informações, COMPLETE as lacunas com o nome dos biomas.
a) A______________________ é o único bioma exclusivo brasileiro.
b) A __________________________________ é o maior bioma do nosso país.
c) O _________________________________ é o segundo maior bioma do Brasil.

QUESTÃO 5
Os biomas brasileiros são cheios de características que os tornam diferentes de acordo com a região que ocupa.
MARQUE (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas:
(     ) A Floresta Amazônica é banhada pelo rio Amazonas e seus inúmeros afluentes.
(     ) A vitória-régia é uma planta típica da região Sul.
(    ) A Mata Atlântica é importante não somente pela biodiversidade que abriga, mas também pela manutenção
das encostas.
(    ) O Cerrado  é o bioma dominante  na região Centro-Oeste,  mas também ocorrem trechos  de cerrado
no Nordeste (Maranhão), no Norte (Tocantins) e no sudeste (Minas Gerais e São Paulo).
(    ) As  plantas  e os animais  da Caatinga apresentam  certas características que  os ajudam a enfrentar o
frio e a neve.
QUESTÃO 6
Pela variedade de fauna e flora existentes em nossos biomas dizemos que eles possuem uma rica... 
ASSINALE a alternativa correta.
(A) Sustentabilidade.
(B) Biodiversidade.
(C) Criação de gado.
(D) Plantação.
QUESTÃO 7
Para proteger os biomas contamos com a ajuda de unidades de conservação. CORRELACIONE cada uma delas a
sua função. 
(A) Parques nacionais
(B) Áreas de proteção ambiental
(C) Reservas biológicas
(   ) Áreas com seus recursos preservados.
(   ) Grandes  áreas com vegetação  natural, onde é proibido  explorar os recursos naturais  da região, mas é
permitido realizar atividades recreativas, educacionais e científicas.
(   ) São  áreas com  vegetação natural  ocupadas por pequenas  comunidades de pessoas.  Elas recebem
orientações de como viver nesses locais sem causar grandes impactos ao meio ambiente.
QUESTÃO 8
O solo também é parte importante dos biomas e por isso precisam ser preservados. INDIQUE dois cuidados
que precisamos ter com o solo para que ele possa produzir sempre, sem prejuízos.
_________________________________________________________________________________________

4 comentários:

  1. É obrigatório ou só para os alunos se destrairem ? Criosidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas atividades fazem parte do conteúdo de ciências para o ano ciclo indicado. Para o aluno que tem acesso à internet, sim, são atividades letivas e precisam ser realizadas, pois dessa forma os avaliaremos enquanto não sabemos o rumo das coisas frente a pandemia de covid-19. Se possível, espalhe a informação do blog aos alunos conhecidos do Guerreiro! Obrigada!

      Excluir
  2. Oii sora ,tem que fazer o desenho do mapa?como q eu vou circular?

    ResponderExcluir
  3. O sora aqui é a ester dá pra emprimir pra ser mais fácil?

    ResponderExcluir

Comente e esclareça suas dúvidas, sempre com educação e informando quem você é (nome e turma).