ATIVIDADE 2
ORIENTAÇÕES: leia o texto e faça as atividades no caderno.
ENERGIA E AQUECIMENTO GLOBAL - Texto retirado de: http://www.epe.gov.br.
A temperatura do planeta aumentou em torno de 0,5°C nos últimos 100 anos e cientistas estimam que deva aumentar em 4°C até o final desse século. Mas o que isso quer dizer?
Com o aumento da temperatura do planeta, muitas mudanças podem acontecer impactando negativamente a vida na Terra:
Para grande parte dos cientistas, a temperatura média do planeta está aumentando porque as atividades humanas estão emitindo para a atmosfera grande quantidade de gases de efeito estufa (GEE).
Os GEE são importantes para o equilíbrio climático do planeta, pois são compostos gasosos que aprisionam calor na atmosfera, o que é fundamental para a vida por aqui. Se não existissem esses gases na atmosfera a temperatura do planeta seria tão baixa que impediria a existência de boa parte dos seres vivos que conhecemos atualmente.
De acordo com os cientistas, o problema é que estamos emitindo gases de efeito estufa (GEE) num ritmo muito acelerado, causando grande desequilíbrio e assim promovendo um aquecimento acentuado num período curto de tempo. Esse fenômeno teve início na Revolução Industrial, quando a humanidade passou a utilizar mais intensamente os combustíveis fósseis para movimentar suas máquinas e desde então, as emissões de GEE têm aumentado cada vez mais, elevando a temperatura média do planeta.
Os combustíveis fósseis são o carvão mineral, os derivados de petróleo (como a gasolina e o óleo diesel) e o gás natural. Os principais GEE emitidos na queima desses combustíveis são o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O) e o vapor de água (H2O). O CO2, também chamado de gás carbônico, é o GEE mais relevante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e esclareça suas dúvidas, sempre com educação e informando quem você é (nome e turma).