Esclarecimento sobre as atividades a distância


Prezadas alunas e prezados alunos do Guerreiro. Criamos esta página para que, mesmo afastados da escola para reduzir as possibilidades de contágio pelo Coronavírus (COVID-19), vocês possam realizar atividades que os mantenham ligados às atividades escolares, evitando prejuízos ainda maiores.


Ao longo dos dias em que as aulas estarão suspensas, serão postadas tarefas para que vocês possam realizar, no caderno ou em folhas, e trazerem quando as aulas voltarem. As atividades são dirigidas aos diferentes ano-ciclos, e podem ser identificadas na parte de baixo de cada postagem. Utilize o mecanismo de busca (na parte de cima do blog) para encontrar e acessar as atividades de sua turma ou vá direto à página da sua turma.
A partir de 6 de julho, as atividades para C10, C20 e C30, postadas no Córtex, estarão disponíveis, também, na página de cada ano ciclo e nos grupos de WhastApp.
ATENÇÃO: A semana de 24 a 28 de agosto está destinada à REVISÃO DAS ATIVIDADES JÁ POSTADAS. Aproveite para colocá-las em dia.
A partir de 21 de setembro (segunda-feira), as tarefas remotas estarão disponíveis pelo aplicativo Alunopoa. Lembramos que o acesso às atividades pelo aplicativo é GRATUITO. CLIQUE AQUI para baixar o aplicativo.




terça-feira, 12 de maio de 2020

Atividade de Ciências para T41. Prof. Ernandes


Orientações: leia o texto com atenção e faça as atividades no caderno.

BIOMA CAATINGA

O bioma Caatinga está presente nos estados do Ceará, parte da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia e pequenos trechos de Minas Gerais e Maranhão, ocupando quase 10% do território brasileiro.
A Caatinga apresenta solos rasos, geralmente calcários e arenosos, o que dificulta a retenção de água. 
O termo Caatinga é de origem indígena, que significa mata branca, reflexo de sua paisagem esbranquiçada, em consequência de longos períodos de seca anuais e de altas temperaturas, variando de 21°C nas épocas mais frias a 28°C nas mais quentes.
A pesar do clima semiárido, com chuvas escassas, que ocorrem normalmente nos meses de outono e inverno, e de rios que secam no verão, o bioma Caatinga apresenta alta diversidade de seres vivos, com elevado número de espécies endêmicas, ou seja, que ocorrem somente em determinada região.
Na maioria da região, a flora é composta de gramíneas, arbustos e árvores de baixo e médio porte, com espécies caducifólias, ou seja, que perdem as folhas nas estações secas para diminuir a perda de água,  por exemplo a barriguda ou paineira branca.
 Existe abundância de cactos tais como o mandacaru, o xique-xique e a palma. Essas plantas possuem adaptações relacionadas à retenção e ao armazenamento de água.
A fauna da caatinga possui grande biodiversidade de aves, mamíferos, anfíbios e répteis. Entre as aves, podemos citar a pomba asa-branca, o carcará, a gralha-canção e a arara-azul-de-lear. Entre os mamíferos, podemos citar a onça, gatos selvagens, gambá, preá, macaco-prego, veado-catingueiro e onça-parda. Entre os anfíbios podemos citar o sapo-da-caatinga  (que se enterra para sobreviver à seca, podendo ficar enterrado por até dez meses). Entre os répteis, podemos citar os lagartos como o calango-verde e o calanguinho.

Atividades
  1. Qual é a origem e o significado da palavra Caatinga?
  2. A pesar de as chuvas serem escassas, em que época do ano normalmente chove na Caatinga?
  3. O que são plantas caducifólias?
  4. Quais são as espécies do grupo das aves que aparecem no texto?
  5. Analise os gráficos abaixo e responda o que se pede.

Qual dos gráficos acima é típico do bioma Caatinga? Explique como você chegou a essa conclusão.

BONS ESTUDOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e esclareça suas dúvidas, sempre com educação e informando quem você é (nome e turma).