Benefícios da atividade física: aspectos emocionais 1
Fala-se muito sobre os benefícios físicos e estéticos da prática de atividades físicas, mas pouco sobre o quanto elas afetam nossa saúde emocional. Recentemente, muitas descobertas têm sido feitas em torno dos efeitos das atividades físicas na nossa saúde mental. A principal delas diz respeito aos efeitos da endorfina no nosso organismo. A endorfina, um tipo de hormônio natural produzido pelo nosso corpo, é liberada durante e após a prática de atividade física e proporciona sensação de bem-estar, plenitude, contemplação. A consequência direta dos efeitos da endorfina no nosso organismo é a diminuição do estresse, do mau humor, da ansiedade e o alívio de tensões. Tudo isso afeta diretamente a maneira como nos sentimos no dia a dia e faz com que o chamado “hormônio da alegria” seja tido como um aliado no tratamento de questões psicológicas desconfortáveis, como estresse e ansiedade.
Alguns estudos ressaltam a relação entre prática de exercícios físicos para melhora do humor e alívio da depressão. De acordo com os pesquisadores, pessoas sedentárias possuem uma chance maior de desenvolver depressão do que aqueles que praticam atividades físicas regularmente, No entanto, ainda que os efeitos calmantes e estimuladores do bom humor sejam imediatos após a prática, é através de uma rotina de exercícios que os efeitos se tornam duradouros. Veja algumas das formas de como a atividade física pode melhorar a saúde mental:
§ Redução do estresse e da ansiedade: praticar exercícios é uma forma excelente de combater o estresse, tirar a mente dos problemas e aliviar tensões da rotina desgastante do dia a dia.
§ Aumento da autoestima: a prática constante de exercícios físicos motiva a superação de obstáculos e, como consequência, aumenta a confiança. O mesmo acontece com a melhora da forma física, o que faz com que o praticante se sinta melhor em relação a sua aparência.
§ Melhora a memória e o raciocínio: praticar exercícios é essencial para manter a memória afiada e melhorar a capacidade de raciocínio e tomada de decisões.
De uma forma geral, praticar atividades físicas é uma forma eficiente de sentir-se melhor consigo mesmo, ainda que durante períodos de crise e instabilidade emocional. É essencial que a nossa saúde física e mental sejam abordadas com a mesma importância e que nos preocupemos a mantê-las bem. Afinal, se nosso corpo não estiver saudável, nosso psicológico também não estará.
Atividade 1: Então vamos lá, ao trabalho mais uma vez. Exercícios pra manter a saúde dentro de casa. Liste atividades domésticas diárias e semanais, busque vídeos na internet ou simplesmente faça exercícios da sua bagagem de memória buscando sempre realizar alongamentos e relaxamento ao final. Tempere com boa música e vá em frente. Outra opção são aulas de dança também na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e esclareça suas dúvidas, sempre com educação e informando quem você é (nome e turma).