Esclarecimento sobre as atividades a distância


Prezadas alunas e prezados alunos do Guerreiro. Criamos esta página para que, mesmo afastados da escola para reduzir as possibilidades de contágio pelo Coronavírus (COVID-19), vocês possam realizar atividades que os mantenham ligados às atividades escolares, evitando prejuízos ainda maiores.


Ao longo dos dias em que as aulas estarão suspensas, serão postadas tarefas para que vocês possam realizar, no caderno ou em folhas, e trazerem quando as aulas voltarem. As atividades são dirigidas aos diferentes ano-ciclos, e podem ser identificadas na parte de baixo de cada postagem. Utilize o mecanismo de busca (na parte de cima do blog) para encontrar e acessar as atividades de sua turma ou vá direto à página da sua turma.
A partir de 6 de julho, as atividades para C10, C20 e C30, postadas no Córtex, estarão disponíveis, também, na página de cada ano ciclo e nos grupos de WhastApp.
ATENÇÃO: A semana de 24 a 28 de agosto está destinada à REVISÃO DAS ATIVIDADES JÁ POSTADAS. Aproveite para colocá-las em dia.
A partir de 21 de setembro (segunda-feira), as tarefas remotas estarão disponíveis pelo aplicativo Alunopoa. Lembramos que o acesso às atividades pelo aplicativo é GRATUITO. CLIQUE AQUI para baixar o aplicativo.




segunda-feira, 25 de maio de 2020

Atividade de Geografia para T4.Prof. Samuel



BRASIL - população

Até três anos atrás, o Brasil era o 5° país mais populoso do mundo. Hoje, somos o sexto país em número de habitantes, com pouco mais de 210 milhões de pessoas vivendo no território nacional. Veja a lista dos 10 países mais populosos:


Mas essa população não é distribuída de maneira uniforme nos 26 estados e no Distrito Federal. Alguns estados concentram muita gente, enquanto outros são pouco populosos. Além disso, há diferenças quanto à renda, composição étnica, costumes, etc.
A população do Brasil está crescendo mais lentamente. As famílias atualmente têm menos filhos do que 40 anos atrás, por exemplo.
população brasileira, entre 1960 e 1990, viveu um período de grande crescimento. As altas taxas de natalidade (número de nascimentos) caracterizavam o país como “país jovem”. Agora, já percebemos uma mudança. Há menos nascimentos e as pessoas vivem mais tempo.
A distribuição da população é bastante irregular. É possível ver isso observando o n° de habitantes de cada estado. Veja a figura abaixo. Cada fatia da pizza representa um estado. Quanto maior a fatia, mais gente tem nesse estado.

Também é importante a densidade populacional. As regiões brasileiras têm diferenças entre si.
A densidade populacional é o número de pessoas que vivem em um local dividido pelo tamanho desse local. É medida em habitantes por quilômetro quadrado. Por exemplo: um estado pode ter mais gente do que outro. Mas se ele for muito maior, terá menos habitantes por km2, isto é, terá menor densidade populacional. Isso porque os habitantes estão “espalhados” em uma área maior.
Na região Nordeste, temos 34,2 indivíduos por quilômetro quadrado, enquanto no Sudeste temos 87 habitantes por quilômetro quadrado. No Norte, 4,1 habitantes por quilômetro quadrado. No Sul, 47,5 habitantes por quilômetro quadrado e no Centro-Oeste, 8,7 habitantes por quilômetro quadrado.


Agora, anote em seu caderno:
a)    Qual é o país mais populoso do mundo?
b)   O Brasil tem mais ou tem menos gente do que os Estados Unidos?
c)    Qual é o estado mais populoso do Brasil?
d)   O Rio Grande do Sul ocupa que posição em n° de habitantes? (dica: olhe o gráfico de pizza)
e) Qual é a região do Brasil que tem menos habitantes por km2?
f)     Que estado é mais populoso: Rio Grande do Sul ou Santa Catarina?

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