Esclarecimento sobre as atividades a distância


Prezadas alunas e prezados alunos do Guerreiro. Criamos esta página para que, mesmo afastados da escola para reduzir as possibilidades de contágio pelo Coronavírus (COVID-19), vocês possam realizar atividades que os mantenham ligados às atividades escolares, evitando prejuízos ainda maiores.


Ao longo dos dias em que as aulas estarão suspensas, serão postadas tarefas para que vocês possam realizar, no caderno ou em folhas, e trazerem quando as aulas voltarem. As atividades são dirigidas aos diferentes ano-ciclos, e podem ser identificadas na parte de baixo de cada postagem. Utilize o mecanismo de busca (na parte de cima do blog) para encontrar e acessar as atividades de sua turma ou vá direto à página da sua turma.
A partir de 6 de julho, as atividades para C10, C20 e C30, postadas no Córtex, estarão disponíveis, também, na página de cada ano ciclo e nos grupos de WhastApp.
ATENÇÃO: A semana de 24 a 28 de agosto está destinada à REVISÃO DAS ATIVIDADES JÁ POSTADAS. Aproveite para colocá-las em dia.
A partir de 21 de setembro (segunda-feira), as tarefas remotas estarão disponíveis pelo aplicativo Alunopoa. Lembramos que o acesso às atividades pelo aplicativo é GRATUITO. CLIQUE AQUI para baixar o aplicativo.




segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atividade de História para C21,C22 e C23. Prof. Matheus

MENSAGEM AOS ALUNOS

Em função do prolongamento do isolamento social, decidi avançar no conteúdo do ano. Por isso é importante realizarem as atividades que serão enviadas semanalmente por mim. Qualquer dúvida escrevam, contem com a minha ajuda, mas não deixem de fazer, pois vamos discutir tudo isso quando voltarmos às aulas. Se cuidem!


O ANTIGO REGIME E SUA DECADÊNCIA

Ao longo da Idade Moderna, assim como o Brasil foi colonizado por Portugal, outras nações europeias (Espanha, Inglaterra, França, Holanda) colonizaram territórios na América, na África e na Ásia. A maioria desses países foi governada por reis que queriam passar para seus súditos a imagem de representantes de Deus na Terra, com poderes absolutos, daí o nome que caracterizou suas práticas como absolutismo.

O colonialismo tinha por objetivo explorar as riquezas de outros territórios para encher os cofres das nações europeias de ouro e prata (prática chamada de metalismo). Por isso essas nações escravizavam nativos de suas colônias ou africanos para trabalhar em minas ou produzir qualquer outro produto valioso (como açúcar, no caso do Brasil). Outras estratégias, como exportar mais do que importar (para ter uma balança comercial favorável) e impor altas tarifas para produtos importados, obrigando assim o povo a comprar produtos nacionais (protecionismo), foram usadas como meios de enriquecimento das nações europeias, enquanto o povo era mantido na pobreza. Colonialismo, metalismo, balança comercial favorável e protecionismo caracterizaram o mercantilismo da Idade Moderna.

Assim, no Antigo Regime, enquanto os reis e suas cortes enriqueciam e desfrutavam de prazeres difíceis de imaginar até mesmo para os milionários atuais, o povo trabalhava arduamente, muitas vezes em regime de servidão, para conseguir o mínimo necessário (ou às vezes nem isso) para sobreviver e pagar altos e abusivos impostos. Mas, com a ajuda da burguesia (pessoas que enriqueceram pelo sucesso de seus negócios), o Antigo Regime entrou em decadência no fim da Idade Moderna. Querendo ter uma parte do poder que ficava concentrado só entre os reis e os nobres, os burgueses se mobilizaram para mudar as coisas. Abaixo estão listadas algumas de suas realizações.

- Transformação das corporações medievais e catedrais em centros de reuniões e planejamento: dessa forma, as hansas (corporações comerciais) foram unificadas na Liga Hanseática.

- Criação de sociedades secretas de estudos e planejamento de uma nova sociedade: como a Maçonaria, unificada em 1717.

- Apropriação de setores estratégicos pela burguesia: como o de informações (correios) e o sistema bancário (como fundo de auxílio).

- Nacionalismo: queria que os estados nacionais fossem regidos por constituições (as mesmas leis para o povo, os nobres e os reis).

- Liberalismo: queria tirar o controle da economia dos estados e deixá-la livre (assim as pessoas poderiam exercer suas atividades livremente, podendo ficar com o lucro delas). O liberalismo teve duas versões importantes: a inglesa (que acreditava que a riqueza vinha do trabalho especializado e da manufatura) e a francesa (chamada de fisiocracia, que acreditava que a riqueza vinha da agricultura e tudo o que era produzido na terra).
  
- Iluminismo: movimento de ideias surgido na Europa no século XVII que criticava o Antigo Regime e propunha uma nova sociedade humana baseada na liberdade, na democracia, no racionalismo, no poder da ciência (em vez do poder da Igreja) e na igualdade, propondo governos republicanos no lugar de monárquicos.

- Revoluções inglesas: entre 1648 e 1889, derrubaram o governo absolutista inglês, colocaram a burguesia no poder e criaram condições para a Revolução Industrial.

- Revolução Industrial: através do uso de máquinas na manufatura, multiplicou a produtividade e barateou vários produtos, permitindo aos pobres ter mais opções de consumo ao mesmo tempo que aumentava os lucros da burguesia. Ao longo dos séculos, a Revolução Industrial transformou praticamente todos os aspectos da vida (política, economia, cultura, educação, esportes, alimentação, etc.).

- Independência dos EUA: inspirada no Iluminismo, no nacionalismo, no liberalismo e planejada dentro da Maçonaria, criou um país que adotou os princípios burgueses, se transformou em centro de decisões e potência econômica mundial, além de inspirar a independência de outras colônias na América Latina.

- Revolução Francesa: inspirada no Iluminismo e a exemplo do que ocorrera na Inglaterra, tirou do poder um governo absolutista decadente, transformou a França numa república, libertou colônias, extinguiu a servidão e limitou o poder da Igreja. Por sua importância, marca o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea.


QUESTÕES

1. Com apenas uma palavra, responda do que fala o primeiro parágrafo do texto.

2. Com apenas uma palavra, responda do que fala o segundo parágrafo do texto.

3. Compare o absolutismo com o nacionalismo e responda:
a) qual deles interessa mais para o poder das elites?
b) qual deles equilibra melhor as relações de poder e como faz isso?

4. Compare o mercantilismo com o liberalismo e responda em qual deles você preferiria viver e por quê?

5. Compare os ideais iluministas com os acontecimentos da independência e das revoluções citadas no texto e responda como o Iluminismo influenciou esses acontecimentos.

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