O ILUMINISMO
O Iluminismo foi um movimento que começou na França no século XVII e se espalhou pela Europa e América. Foram várias novas ideias que inspiraram as sociedades a ter mais liberdade, justiça e felicidade, e tudo isso seria atingido pela razão e pela ciência.
Os pensadores iluministas criticavam os reis que abusavam do poder e exploravam os mais pobres, criticavam o preconceito, a escravidão e a intolerância da Igreja, que era contra a maioria das novas descobertas científicas. Essas críticas apareciam em seus livros, que também propunham um novo projeto para a humanidade.
Para os iluministas, a única fonte de conhecimento era a razão. Por isso a fé e a religião ficavam de fora do projeto iluminista, o que era muito polêmico naquela época dominada pela Igreja. Para eles a natureza tinha que ser desvendada, explorada e dominada pelos homens. Tanto que em 1751 vários iluministas se reuniram para criar a Enciclopédia, uma coleção de vários livros que tentava reunir em suas páginas todo o conhecimento humano.
Os iluministas perceberam que, assim como existiam leis e teorias para explicar a natureza (como a lei da gravidade e a teoria da evolução), podia haver leis que explicassem a política, a economia e a sociedade. No geral eles tentaram deixar os governos mais eficientes e passaram a se preocupar mais com o bem-estar das pessoas comuns e menos com o poder dos governantes. É graças ao Iluminismo que muitos países hoje são repúblicas, democracias e economias liberais. Graças ao Iluminismo esses países são regidos por uma Constituição, que é um conjunto de leis para ser obedecido por todos, até mesmo pelos que governam. Graças ao Iluminismo existe também a divisão dos 3 poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para impedir que um único rei concentrasse todos os poderes. Por fim, o Iluminismo inspirou várias revoluções e a independência de vários países pelo mundo.
Algumas frases famosas de pensadores iluministas podem nos ajudar a entender suas ideias sobre a razão, a liberdade e a Igreja:
“Penso, logo existo.”
René Descartes (1596-1650)
“A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; e se um cidadão pudesse fazer o que elas proíbem, ele não teria mais liberdade, porque os outros também teriam esse poder.”
Montesquieu (1689-1755)
“Os homens só serão livres quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre. (...) A liberdade é um presente do céu, e cada indivíduo da mesma espécie tem o direito de gozar dela logo que goze da razão.”
Denis Diderot (1713-1784)
TAREFA 1: PREENCHA AS LACUNAS ABAIXO COM AS PALAVRAS-CRUZADAS (faça no caderno)
1. Nome do movimento que começou na França no século XVII e espalhou ideias de justiça, liberdade e felicidade pelo mundo: ____________________
2. Única fonte de conhecimento para os iluministas: ____________________
3. Sobrenome do autor da frase “Penso, logo existo”: ____________________
4. Instituição criticada pelos iluministas: ____________________
5. Obra publicada em 1751 com o objetivo de reunir todo o conhecimento humano: ___________________
6. Sobrenome do autor da frase “Os homens só serão livres quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre”: ____________________
7. Os iluministas queriam desvendá-la, explorá-la e dominá-la: ____________________
8. Duas instituições que surgiram graças ao Iluminismo: hospital e escola
9. Graças ao Iluminismo, muitos países hoje são: ____________________
10. Os iluministas tentaram deixar os governos mais: ____________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e esclareça suas dúvidas, sempre com educação e informando quem você é (nome e turma).