Esclarecimento sobre as atividades a distância


Prezadas alunas e prezados alunos do Guerreiro. Criamos esta página para que, mesmo afastados da escola para reduzir as possibilidades de contágio pelo Coronavírus (COVID-19), vocês possam realizar atividades que os mantenham ligados às atividades escolares, evitando prejuízos ainda maiores.


Ao longo dos dias em que as aulas estarão suspensas, serão postadas tarefas para que vocês possam realizar, no caderno ou em folhas, e trazerem quando as aulas voltarem. As atividades são dirigidas aos diferentes ano-ciclos, e podem ser identificadas na parte de baixo de cada postagem. Utilize o mecanismo de busca (na parte de cima do blog) para encontrar e acessar as atividades de sua turma ou vá direto à página da sua turma.
A partir de 6 de julho, as atividades para C10, C20 e C30, postadas no Córtex, estarão disponíveis, também, na página de cada ano ciclo e nos grupos de WhastApp.
ATENÇÃO: A semana de 24 a 28 de agosto está destinada à REVISÃO DAS ATIVIDADES JÁ POSTADAS. Aproveite para colocá-las em dia.
A partir de 21 de setembro (segunda-feira), as tarefas remotas estarão disponíveis pelo aplicativo Alunopoa. Lembramos que o acesso às atividades pelo aplicativo é GRATUITO. CLIQUE AQUI para baixar o aplicativo.




terça-feira, 19 de maio de 2020

Atividade de Língua Portuguesa para C31, C32 e T6

Pessoal, para realizar essa atividade é necessário que vocês relembrem o uso das vírgulas com vocativos e o uso do sinal de aspas. Caso não lembrem, assistam os vídeos abaixo.



Leia este texto e, seguida, responda, no caderno, às questões propostas sobre ele: 

O que é Riqueza e Pobreza


Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.
Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.
Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho: 
"- Como foi a viagem?"
"- Muito boa, Papai!"
"- Você viu como as pessoas podem ser pobres?"
"- Sim." Respondeu o menino. 
"- E o que você aprendeu?", o pai perguntou.
O filho respondeu:
"- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; 
eles têm um riacho que não tem fim. 
Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, 
eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.
Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”
O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou: 
"- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...". 
Disponível em: <http://www.reflexaodevida.com.br/>

1. Perceba que o texto se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição de riqueza e pobreza. Explique a referida oposição:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. “Nós temos” e “Eles têm” se repetem ao longo do texto na construção da oposição mencionada na questão anterior. Identifique a que se referem os termos destacados abaixo:
Nós temos: ____________________________________________________________________
Eles têm: ______________________________________________________________________

3. Releia esta passagem:

“O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:      
"- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...". 

Note que foi empregada a palavra “estupefato” para expressar a reação do pai diante da descoberta do filho.  Identifique outras expressões que poderiam ser colocados no lugar da palavra citada, sem interferência no sentido do texto:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Explique o porquê da utilização do sinal de aspas em quase toda a extensão textual:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Justifique o emprego da vírgula nestes trechos, em que o filho exprime a sua opinião sobre a viagem que fez:

"- Muito boa, Papai!"
"- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...". 

______________________________________________________________________________
6.  Escreva pelo menos dois parágrafos expressando a tua opinião sobre o sentido de riqueza e pobreza com base no texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e esclareça suas dúvidas, sempre com educação e informando quem você é (nome e turma).