Pessoal, para realizar essa atividade é necessário que vocês relembrem o uso das vírgulas com vocativos e o uso do sinal de aspas. Caso não lembrem, assistam os vídeos abaixo.
Leia este texto e, seguida, responda, no caderno, às questões propostas sobre ele:
O que é Riqueza e Pobreza
Um dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar para o interior com o firme propósito de mostrar quanto as pessoas podem ser pobres.
Eles passaram um dia e uma noite na fazenda de uma família muito pobre.
Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho:
"- Como foi a viagem?"
"- Muito boa, Papai!"
"- Você viu como as pessoas podem ser pobres?"
"- Sim." Respondeu o menino.
"- E o que você aprendeu?", o pai perguntou.
O filho respondeu:
"- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim;
eles têm um riacho que não tem fim.
Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz,
eles têm um céu imenso com as estrelas e a lua.
Nosso quintal vai até o portão de entrada, eles têm uma floresta inteira.”
O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:
"- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...".
Disponível em: <http://www.reflexaodevida.com.br/>
1. Perceba que o texto se constrói por meio da oposição de pensamentos, no que se refere à definição de riqueza e pobreza. Explique a referida oposição:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. “Nós temos” e “Eles têm” se repetem ao longo do texto na construção da oposição mencionada na questão anterior. Identifique a que se referem os termos destacados abaixo:
Nós temos: ____________________________________________________________________
Eles têm: ______________________________________________________________________
3. Releia esta passagem:
“O pequeno garoto estava acabando de responder quando seu pai ficou estupefato pelo que o filho acrescentou:
"- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...".
Note que foi empregada a palavra “estupefato” para expressar a reação do pai diante da descoberta do filho. Identifique outras expressões que poderiam ser colocados no lugar da palavra citada, sem interferência no sentido do texto:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Explique o porquê da utilização do sinal de aspas em quase toda a extensão textual:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Justifique o emprego da vírgula nestes trechos, em que o filho exprime a sua opinião sobre a viagem que fez:
"- Muito boa, Papai!"
"- Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres...".
______________________________________________________________________________
6. Escreva pelo menos dois parágrafos expressando a tua opinião sobre o sentido de riqueza e pobreza com base no texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e esclareça suas dúvidas, sempre com educação e informando quem você é (nome e turma).