Esclarecimento sobre as atividades a distância


Prezadas alunas e prezados alunos do Guerreiro. Criamos esta página para que, mesmo afastados da escola para reduzir as possibilidades de contágio pelo Coronavírus (COVID-19), vocês possam realizar atividades que os mantenham ligados às atividades escolares, evitando prejuízos ainda maiores.


Ao longo dos dias em que as aulas estarão suspensas, serão postadas tarefas para que vocês possam realizar, no caderno ou em folhas, e trazerem quando as aulas voltarem. As atividades são dirigidas aos diferentes ano-ciclos, e podem ser identificadas na parte de baixo de cada postagem. Utilize o mecanismo de busca (na parte de cima do blog) para encontrar e acessar as atividades de sua turma ou vá direto à página da sua turma.
A partir de 6 de julho, as atividades para C10, C20 e C30, postadas no Córtex, estarão disponíveis, também, na página de cada ano ciclo e nos grupos de WhastApp.
ATENÇÃO: A semana de 24 a 28 de agosto está destinada à REVISÃO DAS ATIVIDADES JÁ POSTADAS. Aproveite para colocá-las em dia.
A partir de 21 de setembro (segunda-feira), as tarefas remotas estarão disponíveis pelo aplicativo Alunopoa. Lembramos que o acesso às atividades pelo aplicativo é GRATUITO. CLIQUE AQUI para baixar o aplicativo.




segunda-feira, 15 de junho de 2020

Atividade 9 de História para C21,C22 e C23. Prof. Matheus.


ATIVIDADE PARA POSTAR OU RESPONDER NO CADERNO. GUARDAR AS RESPOSTAS PARA A ATIVIDADE SEGUINTE!

1. O Estado de Direito, esse que é regido por uma Constituição, foi criado para atingir alguns objetivos como valorizar a vontade do povo na escolha dos governantes, limitar seus poderes e respeitar o governo de outras nações sem interferir em seus assuntos. Esses objetivos deram origem aos princípios democrático, da separação de poderes e da soberania dos povos respectivamente. Os princípios constitucionais são criados para se atingirem certos objetivos.
Se você tivesse poder constituinte, que princípios você criaria e com quais objetivos?

2. Os princípios constitucionais ajudam a estruturar as regras do estado. Por exemplo, para cumprir com o princípio da separação de poderes (para limitar o poder dos governantes), criou-se a divisão Executivo-Legislativo-Judiciário. Para que eles funcionassem corretamente, estabeleceu-se a independência e harmonia entre os poderes. Para garantir a independência e a harmonia, foram criados dispositivos como o veto (onde o Executivo limita os poderes do Legislativo), o impeachment (onde o Legislativo limita os poderes do Executivo) e atos normativos (onde o Judiciário estabelece regras para os demais poderes).
A partir do princípios que você criou na questão anterior, crie regras que garantam o respeito a eles.

3. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPCD), criado em 2015, estabelece as regras que devemos respeitar para lidar com pessoas com deficiência. Antes dele os chamados "portadores de deficiência" tinham um tipo de tratamento que limitava seus direitos e sua possibilidade de participação da sociedade. O EPCD avançou nessa questão criando meios de garantir a máxima participação das pessoas com deficiência na sociedade em igualdade de direitos. Para isso, criou regras para o acesso da pessoa com deficiência a necessidades como saúde (dando atendimento preferencial) e educação (permitindo atividades diferenciadas), que muitas pessoas consideram como "vantagens" por não entenderem sua importância. Além disso, tornou a discriminação de pessoas com deficiência crime com pena de prisão de 1 a 3 anos e multa. Um dos princípios do EPCD é o entendimento de que uma deficiência não é só uma limitação do indivíduo, mas também as barreiras que a sociedade impõe a ele. Assim o EPCD promove a divisão da responsabilidade entre as pessoas com deficiência e a sociedade.
Na sua opinião, o que é uma pessoa com deficiência? Se você tivesse que definir o que é uma pessoa com deficiência na lei, como você escreveria?

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