Esclarecimento sobre as atividades a distância


Prezadas alunas e prezados alunos do Guerreiro. Criamos esta página para que, mesmo afastados da escola para reduzir as possibilidades de contágio pelo Coronavírus (COVID-19), vocês possam realizar atividades que os mantenham ligados às atividades escolares, evitando prejuízos ainda maiores.


Ao longo dos dias em que as aulas estarão suspensas, serão postadas tarefas para que vocês possam realizar, no caderno ou em folhas, e trazerem quando as aulas voltarem. As atividades são dirigidas aos diferentes ano-ciclos, e podem ser identificadas na parte de baixo de cada postagem. Utilize o mecanismo de busca (na parte de cima do blog) para encontrar e acessar as atividades de sua turma ou vá direto à página da sua turma.
A partir de 6 de julho, as atividades para C10, C20 e C30, postadas no Córtex, estarão disponíveis, também, na página de cada ano ciclo e nos grupos de WhastApp.
ATENÇÃO: A semana de 24 a 28 de agosto está destinada à REVISÃO DAS ATIVIDADES JÁ POSTADAS. Aproveite para colocá-las em dia.
A partir de 21 de setembro (segunda-feira), as tarefas remotas estarão disponíveis pelo aplicativo Alunopoa. Lembramos que o acesso às atividades pelo aplicativo é GRATUITO. CLIQUE AQUI para baixar o aplicativo.




terça-feira, 2 de junho de 2020

Atividade de História para C21,C22 e C23

LEIA O TEXTO QUE FALA A OPINIÃO DE PENSADORES MAIS MODERNOS SOBRE O ILUMINISMO

O Iluminismo propôs um novo projeto de civilização para a humanidade baseado na racionalização da política e da sociedade. A crença dos iluministas era que a libertação dos povos do domínio da Igreja e dos reis absolutistas, o domínio da natureza e da ciência trariam à humanidade um mundo ideal. Porém, hoje podemos notar que o mundo não ficou muito melhor com todas as contribuições do Iluminismo. Por isso, escolas e filósofos mais recentes começaram a pensar sobre o que deu errado.
Segundo alguns pensadores da atualidade, a tecnologia corrompeu o ideal iluminista de liberdade, felicidade e progresso, pois foi usada para criar armas mais destrutivas e novas formas de explorar e dominar as pessoas. O ideal iluminista de conquista da natureza causou vários problemas ambientais. Os iluministas criticavam o culto à Igreja, mas seu culto à ciência não era tão diferente. A mesma intolerância que a Igreja tinha contra os cientistas os iluministas tiveram contra a Igreja.
Um filósofo da nossa era, chamado Michel Foucault, falou que graças ao Iluminismo surgiram várias instituições para o bem das pessoas, como hospitais, escolas e prisões. Mas essas instituições não fazem só o nosso bem, elas querem também nos controlar. A escola, por exemplo, tira as pessoas ainda jovens da família e passa anos moldando seu comportamento e seu pensamento.

RESPONDA AS QUESTÕES
1. Segundo alguns pensadores da atualidade, por que a tecnologia corrompeu o ideal iluminista de liberdade, felicidade e progresso?
2. Qual foi a consequência do ideal iluminista de conquista da natureza?
3. Segundo Michel Foucault, como a escola tenta nos controlar?
4. Dê sua opinião sobre as propostas do Iluminismo para o mundo. Até que ponto elas poderiam fazer bem para a humanidade? Quais seriam seus limites?

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